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Fazendo combustível para aeronaves a partir da luz solar e do ar

Fonte: Instituto de Estudos Avançados de Sustentabilidade e.V. (IASS)


Os combustíveis neutros em carbono são cruciais para tornar os transportes aéreos e marítimos sustentáveis. A planta desenvolvida em Zurique pode ser usada para produzir combustíveis líquidos sintéticos que liberam tanto CO2 durante a combustão quanto antes extraído do ar para sua produção. CO2 e água são extraídos diretamente do ar ambiente e divididos usando energia solar. Este processo produz gás de síntese, uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono, que é então processado em querosene, metanol ou outros hidrocarbonetos.



Uma equipe de pesquisadores liderada por Aldo Steinfeld, Professor de Fontes de Energia Renováveis ​​da ETH Zurique, tem operado a "minirrefinaria solar" no telhado do prédio do Laboratório de Máquinas da ETH em Zurique nos últimos dois anos. "Esta planta demonstra com sucesso a viabilidade técnica de todo o processo termoquímico para converter a luz solar e o ar ambiente em combustíveis drop-in. O sistema opera de forma estável em condições solares reais e fornece uma plataforma única para pesquisa e desenvolvimento adicionais", disse Steinfeld. A tecnologia agora está suficientemente madura para uso em aplicações industriais.



O deserto oferece condições ideais

A análise de todo o processo mostra que o combustível custaria 1,20 a 2 Euros por litro se fosse produzido à escala industrial.


Regiões desérticas com altos recursos solares são particularmente adequadas como locais de produção. “Ao contrário dos biocombustíveis, cujo potencial é limitado devido à escassez de terras agrícolas, esta tecnologia nos permite atender à demanda global por combustível para aviação.

"Usando menos de um por cento das terras áridas do mundo e não competiria com a produção de alimentos ou gado."

Explica Johan Lilliestam, líder do grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados de Sustentabilidade (IASS Potsdam) e professor de política energética da Universidade de Potsdam. Se os materiais usados ​​para construir as instalações de produção, como vidro e aço, forem fabricados com energia renovável e métodos neutros em carbono, as emissões podem ser reduzidas a quase zero.



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Story Source: Materials provided by Institute for Advanced Sustainability Studies e.V. (IASS). Note: Content may be edited for style and length.


Journal Reference:

  1. Remo Schäppi, David Rutz, Fabian Dähler, Alexander Muroyama, Philipp Haueter, Johan Lilliestam, Anthony Patt, Philipp Furler, Aldo Steinfeld. Drop-in Fuels from Sunlight and Air. Nature, 2021; DOI: 10.1038/s41586-021-04174-y


Tradução de Elise Gomes

https://www.iass-potsdam.de/en/news/making-aircraft-fuel-sunlight-and-air