Fonte: Instituto de Estudos Avançados de Sustentabilidade e.V. (IASS)
Os combustíveis neutros em carbono são cruciais para tornar os transportes aéreos e marítimos sustentáveis. A planta desenvolvida em Zurique pode ser usada para produzir combustíveis líquidos sintéticos que liberam tanto CO2 durante a combustão quanto antes extraído do ar para sua produção. CO2 e água são extraídos diretamente do ar ambiente e divididos usando energia solar. Este processo produz gás de síntese, uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono, que é então processado em querosene, metanol ou outros hidrocarbonetos.
Uma equipe de pesquisadores liderada por Aldo Steinfeld, Professor de Fontes de Energia Renováveis da ETH Zurique, tem operado a "minirrefinaria solar" no telhado do prédio do Laboratório de Máquinas da ETH em Zurique nos últimos dois anos. "Esta planta demonstra com sucesso a viabilidade técnica de todo o processo termoquímico para converter a luz solar e o ar ambiente em combustíveis drop-in. O sistema opera de forma estável em condições solares reais e fornece uma plataforma única para pesquisa e desenvolvimento adicionais", disse Steinfeld. A tecnologia agora está suficientemente madura para uso em aplicações industriais.
O deserto oferece condições ideais
A análise de todo o processo mostra que o combustível custaria 1,20 a 2 Euros por litro se fosse produzido à escala industrial.
Regiões desérticas com altos recursos solares são particularmente adequadas como locais de produção. “Ao contrário dos biocombustíveis, cujo potencial é limitado devido à escassez de terras agrícolas, esta tecnologia nos permite atender à demanda global por combustível para aviação.
"Usando menos de um por cento das terras áridas do mundo e não competiria com a produção de alimentos ou gado."
Explica Johan Lilliestam, líder do grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados de Sustentabilidade (IASS Potsdam) e professor de política energética da Universidade de Potsdam. Se os materiais usados para construir as instalações de produção, como vidro e aço, forem fabricados com energia renovável e métodos neutros em carbono, as emissões podem ser reduzidas a quase zero.
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Story Source: Materials provided by Institute for Advanced Sustainability Studies e.V. (IASS). Note: Content may be edited for style and length.
Journal Reference:
Remo Schäppi, David Rutz, Fabian Dähler, Alexander Muroyama, Philipp Haueter, Johan Lilliestam, Anthony Patt, Philipp Furler, Aldo Steinfeld. Drop-in Fuels from Sunlight and Air. Nature, 2021; DOI: 10.1038/s41586-021-04174-y
Tradução de Elise Gomes
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